Foto: portaldotransito.com.br

Foto: portaldotransito.com.br

Existem seguros que procuram atender necessidades mais básicas, como furto e roubo, até produtos com coberturas amplas que visam oferecer uma proteção mais completa.

Esta talvez seja a pergunta mais recorrente quando se trata de seguro para bicicleta. A existência de diferentes produtos no mercado, aliada à pouca informação disponível sobre o assunto, faz com que grande parte dos ciclistas não conheçam que coberturas estão incluídas em um seguro de bicicleta.

Antes de falar das coberturas, é importante lembrar que existem diferentes ofertas de seguro de bicicleta no Brasil, e que cada uma tem características diferentes. Existem seguros que procuram atender necessidades mais básicas, como furto e roubo, até produtos com coberturas amplas que visam oferecer uma proteção mais completa.

Mas então, quais são as coberturas disponíveis para um seguro de bicicleta? Abaixo mencionamos apenas aquelas comercializadas no Brasil, haja vista que no mercado internacional há coberturas que envolvem desde a vestimenta do ciclista ou a até mesmo a reposição da bike velha por uma nova.

Assalto ou Roubo

Esta é a principal preocupação de quem procura um seguro de bicicleta. Pedalar na cidade, na estrada ou em uma trilha, e ser abordado por criminosos, ser ameaçado e forçado a entregar sua bicicleta é sem dúvida, o maior pesadelo do ciclista.

É um risco constante para quem pedala, e ter um seguro que garanta a cobertura caso você seja roubado é essencial. Por isso, todo seguro de bicicleta possui essa cobertura.

Furto Qualificado

Esta proteção, assim como assalto e roubo, também está presente em todo seguro de bike e costuma causar muitas dúvidas para o ciclista desinformado e dor de cabeça para o corretor de seguros despreparado.

Primeiro, é importante entender a diferença entre furto simples e furto qualificado, pois seguro nenhum cobrirá furto simples. O furto simples é aquele em que o objeto some sem deixar indícios do furto. Ele não é coberto pois, a rigor, não se pode sequer provar que o bem foi furtado. O furto qualificado é aquele que acontece mediante arrombamento ou transposição de algum obstáculo, como um muro, grade, portão, etc.

Por exemplo: sua bike é levada de sua garagem, mas a porta da garagem estava aberta. Isso é um furto simples, pois não havia barreira ou obstáculo. Se sua bike está acorrentada a uma grade na rua, e alguém a leva, arrombado o cadeado, isso é um furto qualificado.

Fique esperto, pois alguns seguros só cobrem furtos em residência. Procure um seguro de bicicletas que cubra furtos em residência, na rua enquanto pedala ou durante transporte da bike.

Acidentes ou danos à bike

Aqui começam as coberturas presentes em seguros mais completos, que garantem uma proteção maior ao ciclista. O seguro contra acidentes cobre os danos materiais à bicicleta, portanto, cobre os custos de reparo ou reposição de peças da bike em caso de acidente ou dano durante o transporte, assim como em caso de acidente enquanto pedala.

Supondo que você esteja pedalando, quando leva um tombo feio, e acaba quebrando o quadro da sua bicicleta. A seguradora assumirá o valor do reparo ou reposição do quadro, mediante o valor de uma franquia previamente combinada, assim como ocorre nos seguros veiculares. O mesmo é válido se você estiver transportando a bike no carro, e envolver-se em um acidente, danificando a bike.

Danos causados a terceiros

Mais uma proteção para quem prefere não arriscar. Esta é uma cobertura de Responsabilidade Civil e cobre os danos ou prejuízos, materiais, corporais ou morais causados a terceiros. Imagine que você está pedalando na rua, e por culpa sua acaba batendo em um carro, arranhando ou amassando o mesmo. A seguradora pode arcar com parte do prejuízo.

Esta é uma cobertura pouco comum entre os seguros de bike e serve para, garantir parte ou a totalidade do reembolso para custos de defesa do ciclista que vier a ser responsável civilmente, limitado a um percentual do valor da bike.

Cobertura durante competições

Essa é uma cobertura essencial para quem participa de eventos esportivos e competições. A grande maioria das seguradoras não oferece proteção ao ciclista caso ocorra durante competições.

Fique ligado se seu seguro de bicicleta te oferece as coberturas acima, afinal, quanto mais proteção melhor, não é?

 

Fonte:  Pedro Melo Furquim Werneck| Segs